3 de maio de 2009

vive.


Sabes, quando estamos mal pensamos sempre que não há volta a dar, que ficaremos tristes para sempre e que a felicidade não chegará.
Só nos apetece chorar, enterrar a cabeça bem fundo nos joelhos e fugir de tudo o que nos rodeia. Sim, vêm logo os amigos “não é essa a solução, levanta a cabeça” – mas eles sabem, tão bem quanto nós que é muito fácil falar. Tão fácil falar quando eles mantêm o seu sorriso intacto, quando o nosso está despedaçado pelas inúmeras lágrimas que caiem.

É tão fácil alguém olhar para nós e pensar “que exagero, há pessoas que estão bem piores” – mas são os nossos problemas, se não lhes dermos valor, quem dará? É tão fácil julgar, tão fácil gozar, tão fácil ser falso.
O que é realmente difícil é dar a força necessária. Porque quando estamos mal, não há força que nos valha. Não há força que seja realmente forte para nos levantar. Deixamo-nos estar lá no fundo, a pensar no quão bom seria passar esse tempo a sorrir em vez de chorar. Porque a maior ilusão de todas é pensar que não vamos voltar a sorrir e a ser feliz. A maioria de nós limita-se a esperar pela felicidade, como se ela fosse como o dia e a noite, que sabemos que a seguir a um vem o outro. Temos que levantar bem alto a cabeça e procurar em nós a força que precisamos. Mostrar a essas pessoas tão falsas que somos bem melhores que elas, que a vida é bela e merece ser vivida.
Porque hoje, estou aqui e amanhã posso não existir. E tu, também. Por isso, não tenhas medo de te afirmares, de fazer o que mais te apetece. Sorri. Dá quanto tu possas dar, e vais ver que a recompensa será ainda maior.

Não tenhas medo que os outros te julguem, dança, salta, faz o que bem queres e não tenhas medo de amar. Não tenhas medo de virares as costas a quem te faz infeliz, não tenhas medo de chegar à escola com um novo estilo, não tenhas medo de abraçar, não tenhas medo de comer pastilhas a toda a hora só porque dizem que faz mal e, sobretudo, ouve bem o que pensas.

Porque eu estou bem farta de ser julgada por tentar ser feliz. Estou farta de enfiar a cabeça nos joelhos e ver-me ao espelho com os olhos inchados. Quando tentarem destruir-me, a minha resposta terá toda a força: levantar a cabeça e mostrar o eu que tenho de melhor, o sorriso.

Sem comentários:

Enviar um comentário